Marcos de desenvolvimento - De 7 á 12 meses

Comecei a falar sobre o que são os marcos de desenvolvimento e quais os mais comuns até os 6 meses em um post anterior. Hoje vou falar um pouco dos principais marcos que podemos observar dos 7 aos 12 meses, sempre lembrando que essas características não são obrigatoriamente atingidas nessa ordem ou frequência! Cada bebê tem o seu tempo, que deve ser respeitado. Claro que você pode estimular seu bebê com atividades, brincadeiras e muito carinho
Sétimo mês

O bebê está a todo vapor, desenvolvendo e evoluindo cada vez mais o que aprendeu até agora. Já é capaz de:
Sentar sem apoio por mais tempo e se arrastar com os bracinhos e perninhas trabalhando juntos (independente da posição). Alguns até se arriscam a engatinhar e a tentar levantar segurando em alguém ou alguma coisa nessa idade também.
Puxar objetos para mais perto, para poder pegá-los (e provavelmente jogá-los longe ou enfiá-los na boca).
Bater objetos um contra o outro e talvez até se arriscar a bater palminhas, ainda de forma um pouco desajeitada.
Entender e até responder às expressões das pessoas, como sorrir de volta para quem sorri, ou se assustar com quem demonstra dor ou medo.
Dizer mais algumas consoantes e vogais (além das que já falava) e até começar a imitar sons e combinar sílabas.
Reconhecer emoções pelo seu tom de voz. A partir desse momento eu recomendo cuidado triplicado com o que falam ou expressão na frente dos pequenos.
Entender o significado da palavra "não" e do movimento de dar tchau.
Oitavo mês

Agora o neném "toca o terror" nas mamães e papais. É especialista em rolar, mover objetos de uma mão para outra ou direto para a boca, se movimenta com mais facilidade e começa a ficar mais ansioso. É o momento de deixar os celulares e câmeras sempre á mão (mas longe das mãozinhas curiosas e babadas), para poder registrar quando o bebê começar a:
Babar muito! Por causa dos dentinhos querendo nascer que começam a apontar. É uma fase que precisa de muita paciência e amor, pois eles ficam mais manhosos e irritados, por causa da dor e da coceira na gengiva.
Engatinhar ou pelo menos treinar para engatinhar, ficando de quatro indo para frente e para trás.
Ficar em pé utilizando algum apoio (oficialmente), apontar para objetos e fazer gestos para comunicar o que quer.
Falar suas primeiras palavras como "mama ou papa", sabendo o significado disso e não só repetindo sílabas aleatoriamente.
Nessa fase o bebê pode também desenvolver uma ansiedade quando separado dos pais, pois começa a se identificar como um indivíduo solo, e esse entendimento pode fazê-lo se sentir sozinho ou frustrado.
Nono mês

Segure-se quem puder! Agora seu bebê já "limpa o chão da casa", se arrastando com destreza, além de se pendurar e tentar escalar tudo o que achar pela frente! Seu bebê provavelmente pode:
Estar mais confiante em ficar de pé com apoio e até arriscar soltar o apoio as vezes testando seu equilíbrio parado, ou tentar andar segurando em apoios.
Brincar com brinquedos apropriados. Aqui eles começam a demonstrar mais interesse pelos brinquedos e começam a aprender como eles funcionam.
Ser capaz de fazer o movimento de pinça com o polegar e o indicador para pegar pequenos objetos.
Bater palminhas com mais destreza!
Subir e descer degraus engatinhando.
Décimo mês

É a idade da exploração! Estão mais curiosos do que nunca e agora ainda são capazes de se movimentar com mais independência. O bebê pode:
Começar a dar seus primeiros passinhos se segurando em objetos ou paredes.
Bater em tudo para ouvir o seu som. Brinquedos musicais e atividades com canções serão os favoritos do seu bebê - Ou aquele jogo de panelas e taças que você mantém guardado do armário 😅.
Guardar e tirar os brinquedos e objetos de caixas, cutucar coisas para testar texturas.
Comer "sozinho", pegando o alimento com as mãozinhas ou uma colher.
Responder sim e não com a cabeça e dar tchau.
Muita atenção com as tomadas nessa fase! É aquele momento em que eles querem enfiar o dedinho ou algum objeto fino no buraquinho da tomada.
Décimo primeiro mês

Essa é a fase da imitação. Aqui o bebê começa a se interessar mais pela linguagem e até a entender melhor algumas frases e comandos simples, além de:
Repetir muitas vezes as palavras que conhece, principalmente, "mamãe e papai".
Imitar seus comportamentos, como digitar, falar ao telefone ou cozinhar.
Beber líquidos em copinho ou chuquinha "sozinho".
Agachar para pegar alguma coisa quando está em pé
Entender pequenas instruções, como "Não pegue", "Coma", "Solte", "Ande", "Pare", etc.
Décimo segundo mês

Parabéns mamãe e bebês! Vocês passaram um bocado de coisas, aprenderam muito um com o outro e o bebê desenvolveu características importantes para a vida dele. Agora podemos observar que o seu filho:
Já fica em pé por mais tempo e até arrisca dar os primeiros passinhos sem apoio!
Começa a aprender o nome das coisas.
Já consegue entender e procurar pessoas ou objetos que forem mencionados.
Brinca com seus brinquedos, objetos e criando situações que imitem suas ações, como trabalhar, cozinhar e cuidar do bebê.
Tem mais destreza para usar objetos como a colher e o pente/escova, pode até ajudar a mamãe a vesti-lo.
Alguns conseguem rabiscar com giz de cera ou lápis