Atividades com o bebê de 5 meses


Uma melhora visível na capacidade motora! O bebê rola com mais facilidade e está "mais durinho", ou seja, consegue sustentar sua cabeça sem tanto esforço. Vamos aproveitar isso para estimular e divertir esse bebê!


Coloque ele na posição sentado, mesmo que seja por alguns instantes apenas, pra ele ir se acostumando com essa posição. Se ele ainda não consegue ficar sem apoio, forre um lugar com almofadas, pode até usar a almofada de amamentação ou nicho, pois seu formato ajuda a escorar eles com mais firmeza. Enquanto ele estiver sentado, brinque e ofereça seus brinquedos ou objetos favoritos!


Como a coordenação motora já está em pleno desenvolvimento, o bebê já pega os pés e procura objetos, além de passar objetos e brinquedos de uma mão para outra. Brincadeiras de encaixar objetos grandes (como potes, cubos ou caixas) ou colocar objetos dentro de caixas podem entretê-lo por um bom tempo, além de ajudar a desenvolver ainda melhor sua nova habilidade!


Converse MUITO com seu bebê! Conte histórinhas, narre sua rotina com ele e cante pra ele! A voz da mãe acalma e relaxa o bebê, pode parecer que ele não entende ainda muita coisa, mas essa atividade de falar com ele o estimula a prestar cada vez mais atenção no que você diz e a se acostumar a tentar responder.


Nessa fase o bebê está tomando consciência não só dos objetos, mas também das pessoas ao seu redor, inclusive de sua própria imagem. Uma boa atividade é colocá-lo em frente ao espelho para ele se reconhecer, estimular brincadeiras e atividades que o movimentem, para ele acompanhar esse movimento no espelho! Isso ajuda ele a criar uma consciência da própria imagem e a reconhecer o movimento espelhado.


Com 5 meses o bebê mostra interesse pelo o que você está comendo ou bebendo, e é quando geralmente recebemos a autorização do pediatra para começar a dar uma frutinha por dia! Aproveite esse momento para brincar de aviãozinho com as frutinhas em pedaços ou raspadas com uma colher. Não esqueça de comemorar sempre ele comer!


Outra dica, caso o bebê já esteja muito incomodado com os dentinhos que podem estar nascendo, ofereça mordedores gelados ou até mesmo picolés de leite materno! Consulte o pediatra sobre a possibilidade de passar algum calmante natural na gengiva também, isso ajuda muito a noite.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo