Atividades com o bebê de 4 meses


Com 4 meses o bebê está com mais firmeza nas mãozinhas, já é capaz de segurar e sacudir objetos, além de levá-los á boca com mais destreza. Deixe chocalhos ou outros brinquedos que façam barulho perto dele, não precisa mais oferecer diretamente, pois agora ele é capaz de buscar o que estiver em seu alcance por conta própria, e devemos estimular cada vez mais essa procura.


É nessa idade também que a baba se intensifica, porque os dentinhos começam a se movimentar para nascer nos próximos meses. O bebê que já estava enfiando tudo na boca para reconhecer, agora vai querer "morder" tudo, em busca de uma textura que lhe traga alívio, então ofereça mordedores com texturas diferentes, um mais macio, um com alguma textura e um mais firminho.


Outra atividade recomendada é colocar a criança deitada no berço, carrinho ou em um tapetinho de atividades no chão e dispor brinquedos e penduricalhos sobre ela, incluindo brinquedos de puxar e com botões, para que ela descubra os efeitos de ações como movimentar uma alavanca e fazer algo tocar.


Deixe o filhote se divertir no banho, ensine a bater na água com os bracinhos e perninhas, encher uma caneca com água e jogar sobre si ou de volta na banheira, se estiver dando banho no chuveiro, passe as mãozinhas dele sobre a água e encoraje que ele mesmo vá pra debaixo do chuveiro. Se tiver um livrinho de banho, é uma excelente opção de entretenimento, pois é nessa idade que eles passam a procurar mais por coisas coloridas, principalmente, com as cores primárias!


É um bom momento para estimular mais o tummy time, oferecendo apoio aos pezinhos enquanto ele estiver se exercitando, isso vai impulsionar os seus movimentos e incentivar o início do engatinhar. Nessa fase ele também pode começar a virar sozinho, para estimular esse marco você pode brincar de "preparar, apontar e já", que vai ajudar o bebê a entender as posições para rolar e incentivar ele a continuar se exercitando.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo