Atividades com o bebê de 3 meses

Nessa fase o bebê vai estar se entretendo um pouco mais consigo mesmo, descobrindo seus bracinhos e mãozinhas. Nessa fase ele já reconhece a mamãe, demonstra interesse em outras pessoas e também começa a imitar expressões faciais e movimentos. O melhor a se fazer nessa idade é aproveitar esses marcos e convertê-los em atividades e brincadeiras que vão ajudar a desenvolver e entreter o bebê.
Sorria e faça caretas. Você pode inclusive fazer caretas enquanto brinca de "achou" (se escondendo atrás das mãos ou de um paninho). Outra forma de brincar é fazer caretas olhando para o espelho com o bebê. Veja se ele consegue associar a sua imagem com a do espelho.
Continue fazendo o tummy time como expliquei no post de atividades com o bebê de 1 mês! Nessa fase ele vai manter a cabeça levantada mais tempo e até um pouco do tronco apoiando as mãozinhas contra a superfície. Conte quanto tempo ele consegue ficar levantado.
A coordenação atual já lhe permite colocar a mão e o que tiver em posse na boca, então invista de mordedores e higienize tudo em volta do bebê! ele faz isso porque a língua possui muitas terminações nervosas, o que lhe permite uma avaliação mais precisa sobre aquela nova textura ou forma. Aproveite a fazer de descobertas e apresente texturas diferentes para o bebê, como uma toalha felpuda, bichinhos de pelúcia ou feltro, mordedores mais enrugadinhos são bem aceitos também!
O bebê já fica em posição semi-sentado no carrinho ou no colo. Aproveite para incentivar o gosto pela leitura e conte-lhe historinhas, com direito a interpretação e efeitos especiais.
Ofereça objetos e brinquedos para estimular o bebê a pegar. Uma atividade interessante para se fazer é brincar de bolhas de sabão com o bebê, para ele tentar pegar as bolhas. Nesse caso sempre com muito cuidado para não deixar ir nos olhos ou que ele coloque as mãos cheias de sabão na boca!
Chocalhos e tambores! Na verdade qualquer coisa que faça barulho, pode ser um pote com alguma coisa dentro, um pote virado para bater com as mãozinhas ou com uma colher.
Por último, mas não menos importante, aproveite que seu bebê está começando a notar o movimento das coisas e mostre pra ele o movimento da máquina de lavar ou secar em casa, ou uma batedeira funcionando. Observe se ele acompanha o movimento e reconhece um padrão.