Atividades com o bebê de 3 meses


Nessa fase o bebê vai estar se entretendo um pouco mais consigo mesmo, descobrindo seus bracinhos e mãozinhas. Nessa fase ele já reconhece a mamãe, demonstra interesse em outras pessoas e também começa a imitar expressões faciais e movimentos. O melhor a se fazer nessa idade é aproveitar esses marcos e convertê-los em atividades e brincadeiras que vão ajudar a desenvolver e entreter o bebê.

  • Sorria e faça caretas. Você pode inclusive fazer caretas enquanto brinca de "achou" (se escondendo atrás das mãos ou de um paninho). Outra forma de brincar é fazer caretas olhando para o espelho com o bebê. Veja se ele consegue associar a sua imagem com a do espelho.

  • Continue fazendo o tummy time como expliquei no post de atividades com o bebê de 1 mês! Nessa fase ele vai manter a cabeça levantada mais tempo e até um pouco do tronco apoiando as mãozinhas contra a superfície. Conte quanto tempo ele consegue ficar levantado.

  • A coordenação atual já lhe permite colocar a mão e o que tiver em posse na boca, então invista de mordedores e higienize tudo em volta do bebê! ele faz isso porque a língua possui muitas terminações nervosas, o que lhe permite uma avaliação mais precisa sobre aquela nova textura ou forma. Aproveite a fazer de descobertas e apresente texturas diferentes para o bebê, como uma toalha felpuda, bichinhos de pelúcia ou feltro, mordedores mais enrugadinhos são bem aceitos também!

  • O bebê já fica em posição semi-sentado no carrinho ou no colo. Aproveite para incentivar o gosto pela leitura e conte-lhe historinhas, com direito a interpretação e efeitos especiais.

  • Ofereça objetos e brinquedos para estimular o bebê a pegar. Uma atividade interessante para se fazer é brincar de bolhas de sabão com o bebê, para ele tentar pegar as bolhas. Nesse caso sempre com muito cuidado para não deixar ir nos olhos ou que ele coloque as mãos cheias de sabão na boca!

  • Chocalhos e tambores! Na verdade qualquer coisa que faça barulho, pode ser um pote com alguma coisa dentro, um pote virado para bater com as mãozinhas ou com uma colher.

  • Por último, mas não menos importante, aproveite que seu bebê está começando a notar o movimento das coisas e mostre pra ele o movimento da máquina de lavar ou secar em casa, ou uma batedeira funcionando. Observe se ele acompanha o movimento e reconhece um padrão.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo