Atividades com o bebê de 1 mês
Se você também se sente um pouco perdida quando pensa no que fazer para ajudar no desenvolvimento do seu bebê, esse post é pra você! Depois de toda a saga da gravidez, o parto e o tempo no hospital a gente chega em casa preocupada sobre trocar fraldas, amamentar, limpar o umbigo e dar banho no neném, mas o que fazer para estimular o seu desenvolvimento?

No primeiro mês o bebê ainda não está acostumado com o mundo exterior, e gosta de tudo que lhe é familiar no útero ainda, como a sua voz, a batida do seu coração, o som do útero, etc. Algumas atividades recomendas para estimular o pequeno são:
Dançar ou carregar ele pertinho do seu coração. Pode deitar com ele sobre você também. Ele gosta do som do seu coração e do calor do seu corpo.
Colocar para tocar sons que o acalmem. Você pode tentar uma playlist de som de útero (é um barulho estranho que parece chiado de TV antiga, tem vários desses no youtube e até aplicativos de celular com uma coletânea desses ruídos), músicas que você ouvia na gravidez ou simplesmente cantar e conversar com ele (a sua voz é o som favorito dele).
Bater palma ou balançar um chocalho próximo da orelha do bebê (cerca de 30 cm). Observe se há reação, como mudança na expressão facial ou procura com os olhos.
Brincar de esconde-esconde com as mãos ou um paninho. Quando for trocar a fralda do bebê é um bom momento para isso, pois o seu rosto fica mais próximo do dele e isso ajuda a distraí-lo um pouco!
Fazer caretas e bicos, afastando o seu rosto 30 cm do bebê (distância que ele enxerga nessa idade), observar se ele olha para você, se é capaz de focar no seu rosto e de reconhecer suas expressões.
Fazer massagem e carinho por todo o corpinho. Especialmente na barriguinha e perninhas, para aliviar as terríveis "cólicas".
Passar os dedos delicadamente sobre a pele do bebê, nos bracinhos, perninhas, barriguinha e costas. No banho ou na hora de enxugar, são bons momentos para essa atividade!
Mostrar objetos e estampas preto e branco para ele (primeiro padrão de cores que o recém nascido consegue discernir melhor), a uma distância de até 30 cm do bebê. Você pode imprimir algumas figuras, desenhos geométricos e formas em preto e branco e fazer um mural ou cards para mostrar um a um.
Mover lentamente um objeto na frente do bebê e observar se seus olhinhos acompanham o movimento.
Tummy time: Posicionar o bebê de bruços por alguns minutos, com supervisão de um adulto. Isso vai ajudar o bebê a se exercitar e se preparar para suportar o peso da própria cabeça. Observe se ele levanta a cabeça e por quanto tempo ele a mantém levantada, com o queixo sem encostar na superfície e sem se virar para os lados.