Atividades com o bebê de 1 mês

Se você também se sente um pouco perdida quando pensa no que fazer para ajudar no desenvolvimento do seu bebê, esse post é pra você! Depois de toda a saga da gravidez, o parto e o tempo no hospital a gente chega em casa preocupada sobre trocar fraldas, amamentar, limpar o umbigo e dar banho no neném, mas o que fazer para estimular o seu desenvolvimento?

No primeiro mês o bebê ainda não está acostumado com o mundo exterior, e gosta de tudo que lhe é familiar no útero ainda, como a sua voz, a batida do seu coração, o som do útero, etc. Algumas atividades recomendas para estimular o pequeno são:

  • Dançar ou carregar ele pertinho do seu coração. Pode deitar com ele sobre você também. Ele gosta do som do seu coração e do calor do seu corpo.

  • Colocar para tocar sons que o acalmem. Você pode tentar uma playlist de som de útero (é um barulho estranho que parece chiado de TV antiga, tem vários desses no youtube e até aplicativos de celular com uma coletânea desses ruídos), músicas que você ouvia na gravidez ou simplesmente cantar e conversar com ele (a sua voz é o som favorito dele).

  • Bater palma ou balançar um chocalho próximo da orelha do bebê (cerca de 30 cm). Observe se há reação, como mudança na expressão facial ou procura com os olhos.

  • Brincar de esconde-esconde com as mãos ou um paninho. Quando for trocar a fralda do bebê é um bom momento para isso, pois o seu rosto fica mais próximo do dele e isso ajuda a distraí-lo um pouco!

  • Fazer caretas e bicos, afastando o seu rosto 30 cm do bebê (distância que ele enxerga nessa idade), observar se ele olha para você, se é capaz de focar no seu rosto e de reconhecer suas expressões.

  • Fazer massagem e carinho por todo o corpinho. Especialmente na barriguinha e perninhas, para aliviar as terríveis "cólicas".

  • Passar os dedos delicadamente sobre a pele do bebê, nos bracinhos, perninhas, barriguinha e costas. No banho ou na hora de enxugar, são bons momentos para essa atividade!

  • Mostrar objetos e estampas preto e branco para ele (primeiro padrão de cores que o recém nascido consegue discernir melhor), a uma distância de até 30 cm do bebê. Você pode imprimir algumas figuras, desenhos geométricos e formas em preto e branco e fazer um mural ou cards para mostrar um a um.

  • Mover lentamente um objeto na frente do bebê e observar se seus olhinhos acompanham o movimento.

  • Tummy time: Posicionar o bebê de bruços por alguns minutos, com supervisão de um adulto. Isso vai ajudar o bebê a se exercitar e se preparar para suportar o peso da própria cabeça. Observe se ele levanta a cabeça e por quanto tempo ele a mantém levantada, com o queixo sem encostar na superfície e sem se virar para os lados.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo