Atividade com o bebê de 6 meses


Meio ano! Parabéns! Já evoluíram muito o vínculo e habilidades de vocês. Seu bebê já consegue sentar sem apoio por algum tempo, ou por bastante tempo quando apoiado, já quer se arrastar quando está de bruços, treinando para engatinhar mais tarde. Está aprimorando suas tentativas de comunicação, falando mais vogais e sílabas, demonstrando mais suas emoções e até já reconhece seu nomes e apelidos. Vamos usar isso tudo para diverti-lo e ajudar em seu desenvolvimento?

  • Deixe o bebê mais tempo sentado, estimule ele a ficar sentadinho num tapete ou sobre um colchão fininho no chão, com almofadas em volta. Isso vai ajudar ele a sentar sozinho aos poucos.

  • Troca de mãos: Estimule o bebê passar um brinquedo de uma mão para outra, prefira objetos leves e fáceis de pegar. Isso melhora a destreza do bebê e a nova conquista diverte muito o bebê!

  • Esconde esconde: Não só escondendo o bebê e você com um paninho, mas objetos também, esconda atrás de você, embaixo dele mesmo ou de um paninho e faça festinha quando ele encontrar!

  • Teatro de fantoche de dedos ou ursinhos: Desperta o interesse do bebê por cores, movimentos, sons e vozes. É tipo o que já estava fazendo com as histórias, mas agora com "personagens". Faça os bonecos “conversarem” entre eles e com o bebê. Abuse da interpretação, use vozes diferentes, dramáticas e engraçadas, sempre envolvendo o bebê nas conversas, fazendo carinho e dando beijinhos no neném.

  • Cante músicas em que seja possível incluir o nome do bebê, como “Ciranda, Cirandinha”, “Fui no Itororó” e “Se Eu Fosse um Peixinho”, ou só inclua o nome dele em qualquer música que encaixe! Isso vai ajudar a fixar o próprio nome.

  • Chuva de papel: Eles amam amassar e babar em tudo, o papel tem uma textura diferente, ele rasga e amassa, o que pode ser interessante pro bebê! Deixe várias folhas (se possível algumas coloridas, como sulfite mesmo, revistas, agendas velhas) ao redor do bebê (evite jornal, pois ele solta muita tinta), deixe ele explorar as folhas a vontade (com os devidos cuidado para não engolir ^^"). Quando ele se cansar de bagunçar com as folhas, pegue todas e jogue pra cima!

  • "Vou pegar você": Você vai falando os nomes dos membros quando pega, faz cocegas ou beija o bebê, isso ajuda ele a aprender o nome de cada parte do seu corpo. Falar de forma cantada ajuda a fixar ainda melhor!

  • É também a idade recomendada pelos pediatras para fazer a introdução alimentar, você pode aproveitar para brincar de aviãozinho, "preparar, apontar e já" e outras brincadeiras do tipo, que vão ajudar ele a entender o processo e despertar sei interesse pra aquela ação. Aliás, você pode usar esse tipo de brincadeira em várias outras situações, como enquanto estão guardando os brinquedos, no banho e até mesmo trocando o bebê!

  • Espelho: Nessa fase o bebê entende o reflexo e gosta de se olhar e explorar alguns movimentos e o seu redor refletido. Se estiver usando um espelho convencional, fique sempre junto e deixe o espelho mais longe, para evitar que ele bata com algo com força no espelho. Ou invista em brinquedos com espelhos, próprios para bebês, que não quebram. Aproveite e brinque também de esconde esconde no espelho, movimentando o espelho, para mostrar ou esconder ele e outros objetos ao seu redor.

Gostou das dicas? Indica pra gente alguma brincadeira que você faz também :)

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo